Nome científico: Zostera noltii Hornem.
Nome comum: Sebarrinha
Nome em inglês: Dwarf eelgrass
Nativa das costas europeias entre a Noruega e a Península Ibérica, entre a região Mediterrânica e o mar do Aral, e costas africanas. Planta herbácea aquática, submersa que poderá ocorrer desde ambientes marinhos e salobros. É monóica, perene, com rizoma rastejante, entrenós compridos e tamanho de até 25 cm. As folhas formam grupos em forma de tira e crescem dos nós diretamente do rizoma. As folhas têm três nervuras longitudinais irregulares e extremidades rombas e entalhadas. As inflorescências são pedunculadas e constituídas por espigas de eixo comprimido e plano. As flores são hermafroditas e nuas. As sementes são brancas e lisas, que se desenvolvem dentro de uma cápsula verde.
A planta floresce de maio a agosto. Ocorre em estuários, praias, lagoas costeiras e por vezes em sapais, junto aos estuários dos rios, em substratos lodosos, onde forma prados que frequentemente podem cobrir extensas áreas na zona intertidal.
Situação em Portugal
Em Portugal, a sebarrinha está em declínio devido à redução da extensão de ocorrência, área de ocupação, número de localizações e número de indivíduos maduros. As principais causas de ameaça são as alterações das dinâmicas de erosão/sedimentação, eutrofização e a destruição e fragmentação das pradarias marinhas por ação humana.

Zostera noltii
Distribuição da espécie na ilha